4jun

Ao limpar sua bicicleta, não use jato de água ou máquinas de jato pressurizado, apenas água limpa com detergente ou sabão neutro, enxágue bem todas as partes e evite jogar água nas partes que possuem rolamentos (todas que possuem movimento giratório, tais como movimento central, movimento de direção, cubos e roda livre/catraca) que estão sujeitos a atrito.

Para corrente e pinhões da roda livre, use pincel embebido em querosene, passando um pano limpo depois para retirar o excesso e seque todos os componentes. Depois, siga o mesmo procedimento para a lubrificação.

Observações importantes:

  • Bicicletas na Praia: um dos maiores causadores de corrosão é a deposição de sal e areia das praias nos componentes da bicicleta. O sal é responsável pela aceleração da corrosão e a areia faz o papel de abrasivo (agente mecânico de desgaste), para evitar isso, é necessário que você limpe a bike com água após o uso e depois seque-a com um pano macio.
  • Nunca deixe a bicicleta em locais úmidos por muito tempo, para evitar a corrosão dos componentes, aplique um anti-corrosivo do tipo WD40 com cuidado para não atingir os aros, sapatas de freio, disco ou pastilhas de freio e procure não manter a bicicleta sustentada pelos pneus, para evitar ressecamento.
4jun

Para sua segurança sempre use os acessórios básicos, tais como:

  • Capacete
  • Luva
  • Bermuda
  • Camisa de ciclismo

E também pense nos ítens do seu kit de segurança, tais como:

  • Sinalizadores dianteiro e traseiro
  • Bolsa para selim, afim de levar uma camara de ar reserva e bomba de ar.

 

4jun

Para maior conservação da corrente, roda livre e conduítes de freio e câmbio, lubrifique-os a cada três meses com óleo lubrificante (recomendamos óleo SAE-30 ou óleo específico para bicicletas), nas áreas sujeitas a desgaste. Se você utiliza muito a bicicleta, faça isso mais frequentemente, para assim evitar que seus componentes se desgastem rapidamente. Se você utiliza sua bicicleta em locais úmidos, essa lubrificação deverá ser feita logo após o uso.

Na corrente, passe uma fina camada de óleo, suficiente para penetração nos elos.

É de extrema importância que seus rolamentos não fiquem endurecidos pela falta de graxa ou óleo lubrificante, para isso, precisam ser periodicamente (de acordo com o uso) abertos e engraxados por um profissional capacitado. Com este procedimento você manterá sua bicicleta em ordem por vários anos.